Dia: 02/09/2007
Local de Saída: Fonte do Sapo
Horário: 8:30hrs
Destino: Catedral de Santos e Morro de Monte Serrat
Roteiro:
Iremos à Catedral de Santos onde estão as imagens de Santiago e da padroeira da Cidade, Nossa Senhora do Monte Serrat.
Logo após, subiremos, a pé, o Monte Serrat.
A história:
O culto a Nossa Senhora do Monte Serrat surgiu na Espanha, durante a Reconquista, época de lutas entre os cristãos contra os mouros que tinham invadido a Península Ibérica.Segundo a tradição, teria sido um pastor que encontrou, na Catalunha, numa área deserta, uma imagem da Virgem Maria com o menino, dentro de uma caverna.
A Santa no Brasil:
Trazido pelos espanhóis, veio o culto para a América Central, ainda na época de Colombo, e depois para o México, Peru, Equador, entre outros. De Portugal chegou à Bahia.
O grande impulso a essa devoção foi dado por D. Francisco de Sousa, governador geral. D. Francisco chegou a Santos em 1599, em pleno período espanhol, e governou o Brasil até 1605. Voltou novamente ao Brasil em 1608, para governar a Repartição do Sul.
Consta que foi D. Francisco de Sousa quem fez a ermida e pôs a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat na Vila de Santos.
Nossa Senhora do Monte Serrat é padroeira da cidade, por lei sancionada pelo prefeito Antônio Feliciano em 1954 e coroada cerimoniosamente em 8 de setembro de 1955.
[fonte:www.novomilenio.inf.br/santos]
Confraternização:
Depois da caminhada, podemos almoçar juntos em restaurante a ser indicado.
Custos:
Contribuição de R$ 5,00, a ser paga no mesmo dia.
Adesões:
Através do e-mail:
aacsregionalsantos@yahoo.com.br